Novidades e Reedições

O IMPÉRIO DA VISÃO. FOTOGRAFIA NO CONTEXTO COLONIAL PORTUGUÊS (1860-1969), de Filipa Lowndes Vicente (org.)

Ao longo da segunda metade do século XIX, a fotografia surgiu como um instrumento central na definição de identidades nacionais, coloniais e individuais, e como nova forma de conhecimento e de comunicação. Entre os anos 1850 e os anos 1950, a fotografia foi mesmo o principal modo de tornar o mundo visível.

Ler mais
100 ANOS DE FOTOGRAFIA CIENTÍFICA EM PORTUGAL (1839-1939). IMAGENS E INSTRUMENTOS, coord. de Fernanda Madalena Costa e Maria Estela Jardim

Na primeira exposição universal, a Grande Exposição de Londres de 1851, foram exibidas várias fotografias científicas, sobretudo astronómicas, como a fotografia da lua de John Adams Whipple.Ler mais

O CONTINENTE DAS TREVAS. O SÉCULO XX NA EUROPA, de Mark Mazower

No fim da Primeira Guerra Mundial, assistiu-se ao desaparecimento dos velhos impérios e à oportunidade de construção de uma sociedade melhor a partir das ruínas que o conflito deixou. No entanto, o resultado foi a divisão política e ideológica e banhos de sangue numa escala sem precedentes.


Ler mais
HISTÓRIA DE ESPANHA, de Julio Valdeón, Joseph Pérez e Santos Juliá

Poucos países terão tido uma influência tão vasta, abrangente e duradoura como a Espanha, seja nos destinos do continente europeu, seja na evolução dos muitos países que Castela descobriu e colonizou. E os vestígios dessa influência estão ainda hoje bem patentes por todo o mundo hispânico, seja pela língua, a cultura ou a religião.


Ler mais
A ARQUITECTURA DE JOSÉ BAGANHA, de Javier Cenicacelaya

Os projectos arquitectónicos de José Baganha são a concretização técnica de alguém que observou e estudou atentamente as grandes lições de arquitectura. São edifícios onde impera a contenção, despojados de excessos e alardes sem sentido. Mas que representam um "modo de ser", uma identidade e uma integração com a paisagem e com a natureza, nos seus termos mais latos: físicos, sociais, económicos, culturais, etc.

Ler mais
HISTÓRIA DA FILOSOFIA, de Juan Manuel Navarro Cordón e Tomás Calvo Martinez

Esta História da Filosofia é o resultado de um notável esforço de síntese, pelo que nos é proporcionado o necessário conhecimento dos filósofos mais importantes da história do pensamento ocidental, assim como dos seus textos mais representativos.Ler mais

A CRIANÇA E O SEU ENCANTAMENTO PELO MUNDO, de Pedro Strecht

O trabalho médico em psiquiatria da infância e adolescência é uma tarefa que se prolonga no espaço e no tempo, muitas vezes sem limite visível, num trajecto duro e pleno de dúvidas, contrariedades incessantes e, não raramente, também de alguma alegria.

Ler mais